FSAT


UFS Inaugura Pista de Atletismo com Certificação Internacional

10/02/17 - Com oito raias e material sintético, obra será inaugurada nesta sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2017.

Com instalações defasadas devido ao tempo de uso, a pista de atletismo do campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe passou por um período de reforma para atender a todas as dimensões oficiais determinadas nas Regras Oficiais de Competição da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF). Agora com oito raias e material sintético, a pista passa a ter certificação internacional Classe 2 pela IAAF.

Apesar de a pista já estar sendo usada para a realização de atividades do Departamento de Educação Física (DEF), ela será inaugurada oficialmente na sexta-feira, 10, às 16h, para voltar a atender também às demandas da comunidade externa.

"Nós disponibilizamos a pista para a realização de concurso público para a Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, agentes penitenciários. Isso são possibilidades que as instituições têm de fazer uso. Quando nós permitimos que o estado organize competições ou quando abrimos as portas da universidade para que os alunos das escolas públicas venham utilizar a pista, nós estamos atendendo a comunidade", destaca o professor Afrânio de Andrade Bastos, chefe do DEF.

As obras de reforma da pista foram iniciadas em 2014 e finalizadas em 2016. Hoje, além de atender às normativas da IAAF em relação ao material e às dimensões, o espaço possui uma pista auxiliar para aquecimento.

Segundo Afrânio, a pista funcionou durante 40 anos. "Era uma pista de saibro, um material comum na época. Foi construída na década de 70 e todas as atividades do curso de Educação Física e da instituição eram feitas nessa pista. Além disso, competições estaduais, regionais, nacionais, como os Jogos Universitários Brasileiros, e internacionais, como os Jogos Escolares Sul-Americanos, utilizavam essa pista. Porém, ela ficou ultrapassada em sua estrutura".

"Essa pista tem como principal finalidade ser um espaço de aula; ela é para a formação de professores. É um laboratório de ensino em que vários programas de extensão e de pesquisa já começaram a acontecer".

Ascom

comunica@ufs.br