FSAT

Sergipanos presente no CAMPEONATO BRASILEIRO CAIXA DE ATLETISMO SUB 20

11/06/16 - Inauguração da nova pista da Sogipa marca abertura do Brasileiro Caixa Sub-20 Deivid Souza Messias dos Santos - 400m c/ bar e 110m c/ bar Jose Graciliano dos Santos Neto - Peso e Disco Estefany Santos Pereira - 100m rasos e Distância.

Porto Alegre - A abertura do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-20 de Atletismo Interseleções será festiva. Após a primeira etapa, que será disputada a partir das 07:30 deste sábado (dia 11), a nova pista do Estádio José Carlos Daudt, na Sogipa, será oficialmente inaugurada, às 11:30, com a presença de autoridades do esporte gaúcho e nacional. Porto Alegre ganha uma das mais modernas instalações esportivas do País.

Uma queima de fogos e acendimento da pira olímpica do Estádio vão coroar a comemoração, denominada ""Primeira Volta"", que será comandada pelo herói olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima. Ele percorrerá os 400 metros da pista revezando a tocha com outros atletas históricos e atuais da Sogipa como Mayra Aguiar, Felipe Kitadai, Maria Portela, Jorge Teixeira, Anderson Henriques, Pedro Burmmann, Alex Pires e Mariana Martins. O ex-triplista Jorge Teixeira, primeiro representante olímpico da Sogipa (Seul 1988 e Barcelona 1992), acenderá a pira.

Entre as autoridades confirmadas no evento estão o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o presidente da Confederação Brasileira de Clubes, Jair Alfredo Pereira, o secretário estadual de Esportes, Juvir Costella, o secretário municipal de Esportes, José Edgar Meurer, o deputado federal João Derly, o presidente da Sogipa, Ricardo Schwarz, o vice-presidente de esportes da Sogipa, Alexandre Algeri, e o vice-presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho, que representará o presidente José Antonio Martins Fernandes.

A nova pista é importada da Suíça e foi construída pela empresa Conica. Ela atende aos mais rigorosos controles de qualidade do mundo, além de ser aprovada e certificada pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF). Sua instalação custou aproximadamente R$ 2 milhões, custeados pela Confederação Brasileira de Clubes (CBC) e pela própria Sogipa.

""Na verdade, o valor da pista é muito maior. A Conica precisou fazer adaptações ao projeto para atender ao edital e, ao mesmo tempo, para ter uma referência de pista no Brasil e assim entrar no mercado nacional"", comentou o Gerente de Esporte da Sogipa, Alberto Molna.

""Para o Atletismo do Rio Grande do Sul, é uma alegria enorme contarmos com uma pista desta qualidade e num estádio histórico, construído na década de 1940, inspirado no Estádio Olímpico de Berlim"", comemorou o presidente da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (FAERGS), Marcos Paulo Garcia de Andrade.

Vinte finais - A competição, que reúne os melhores atletas até 19 anos do País, indicará 20 campeões brasileiros logo no primeiro dia - sete pela manhã e 13 à tarde. Ao todo, o evento recebeu a inscrição de 342 participantes de 22 Federações Estaduais, além de convidados da Colômbia e do Uruguai.

O Brasileiro Caixa servirá para definir a Seleção que representará o País no Campeonato Mundial Sub-20, que será realizado de 19 a 24 de julho, em Bydgoszcz, na Polônia.

Dos nove qualificados para o Mundial, sete participam das provas neste sábado: Alexandra Maria Pimenta (SP), no lançamento do dardo, Cleverson Pereira Oliveira (SP), no lançamento do disco, Eberson Matucari (MT) e Anderson Alan Alves dos Reis (SP), no salto em distância, Rafael Henrique Pereira (MG), nos 110 m com barreiras, Paulo André de Oliveira (ES) e Derick Silva (RJ), nos 100 m.

O Campeonato Brasileiro Caixa Sub-20 de 2015 foi disputado em São Bernardo do Campo (SP). A seleção de São Paulo foi a campeã com 60 medalhas (26 de ouro, 17 de prata e 17 de bronze), seguida pela do Rio de Janeiro, com 14 (cinco de ouro, quatro de prata e cinco de bronze) e de Santa Catarina, com 15 (três de ouro, cinco de prata e sete de bronze).

O Campeonato Brasileiro Caixa Sub-20 Interseleções faz parte do Programa Caixa de Competições, da Confederação Brasileira de Atletismo. O evento tem realização da CBAt e da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (FAERGS), com apoio da Sogipa e patrocínio da CAIXA.